quarta-feira, 5 de junho de 2013

ATIVIDADES DOS ALUNOS

ATIVIDADE DOS 9ºANOS


História do Futebol
jogador de futebol
O futebol é o esporte mais popular do mundo. Milhões de pessoas acompanham, seja nos estádios ou pela televisão, as partidas disputadas entre equipes do mundo todo. Esse esporte é marcado por muita provocação entre torcidas em relação às goleadas, títulos e situação no campeonato. Existe também grandes rivalidades entre os times pela disputa das taças e troféus.
No futebol de campo, existem as partidas oficiais e não-oficiais. As primeiras são as organizadas pelas Federações de Futebol de cada país. Por exemplo, no Brasil, temos a Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Ela é a entidade máxima desse esporte no país, responsável por organizar as partidas oficias registradas, outorgadas pela Federação Internacional de Futebol Associado – FIFA. A Federação Internacional é o órgão máximo do futebol no mundo e para que as partidas oficiais aconteçam é necessário que a entidade seja filiada a FIFA.
As partidas não-oficiais são as que não constam como válidas pela federação, mas que não valem título nem computam nas estatísticas. Por exemplo, uma partida entre os reservas do Fluminense contra os sub-20 do Flamengo não é considerado um jogo oficial; porém não deixa de ser uma partida. As partidas de futebol amador e as famosas "peladas" também não são oficiais pela FIFA.
O futebol é um dos esportes mais comentados e avaliados do mundo. Diversos programas analisam as jogadas, os erros e acertos por parte da arbitragem, bem como a atuação dos jogadores. Além disso, nos países com mais tradição do futebol há muita discussão entre os torcedores.


Enfim, o futebol, seja nos campos, nas quadras, nas ruas com golzinhos, nas portas das casas, onde quer que seja jogado, é um esporte que cria emoções em qualquer faixa etária. As pessoas cantam os hinos, gritam e pulam na hora do gol contra o time adversário, as torcidas soltam fogos, provocam, choram, se alegram, os estádios lotam.
Origem do Futebol
A origem desse esporte possui diferentes versões. Há indícios que apontam o surgimento de um esporte com características semelhantes ao futebol praticado nos países asiáticos, há aproximadamente 3000 a. C. Na China, existem registros que esse protótipo de futebol era praticado como um treino militar. Em contrapartida, no Japão existia o Kemari.
Na Grécia Antiga, os gregos criaram um esporte também semelhante ao futebol, chamado Epyskiros. Os soldados, na cidade de Esparta, jogavam com uma bola feita com bexiga de boi recheada com areia ou terra. Os registros afirmam que com o domínio dos romanos sobre os gregos, isso fez com que eles adotassem o esporte grego, entretanto, de cunho bem mais violento, chamado de Harpastum.
Relatos indicam a presença de outro jogo, com 27 jogadores, com funções distintas: corredores, atacantes, sacadores e defensores. O Soule, como era chamado, era disputado na França durante a Idade Média. O esporte tinha regras bem violentas, visto que era uma variação do Harpastum dos romanos. O novo modelo de um "suposto futebol" tinha como regras válidas os socos, pontapés, rasteiras e golpes violentos diversos. Era uma disputa que agradava a aristocracia, mas a realeza francesa gostava e o Rei Henrique II apoiava a prática.
Ainda na Idade Média, surgiu na cidade de Florença, na Itália, outro jogo, chamado Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino. Estabelecido na cidade italiana, o esporte tinha aspectos do Soule, violento como ele e contava com a participação de 27 jogadores. Era praticado em praças, onde em cada extremidade tinha dois postes paralelos e o objetivo era levar a bola até esses postes.
O primeiro relato de equipes italianas se enfrentando foi em 1529, quando a Itália era dominada por duas facções políticas de aristocráticos e competiram num jogo de bola violento durante horas. Uniformizados, uma equipe de verde e a outra com roupas brancas, a bola podia ser jogada com os pés ou com as mãos.
Giovanni di Bardi, em meados de 1580, estabeleceu regras para o referido esporte. Agora o jogo não teria limite para jogadores e seria necessária a participação de cerca de dez árbitros para controlar a partida, ou seja, a parte da violência exacerbada foi retirada quando ele era praticado nas praças. Para os italianos, o futebol recebeu o nome de calcio.

                                                                                                                                                               http://historia-do-futebol.info/

                                FUTSAL
O futebol de salão é um esporte que exige habilidade, pois o espaço curto da quadra, somado ao peso maior da bola (em comparação com a bola de campo) e a rapidez com que se é praticado, fazem dele uma das práticas esportivas onde os competidores devem possuir domínio de força e noção de bola. Para que as jogadas e os objetivos sejam alcançados, é necessário que haja controle dos fundamentos do futsal.
Fundamentos são as práticas básicas que devem ser aprendidas para se executar o futebol de salão. Os fundamentos básicos são:
  • Passe
  • Drible
  • Cabeceio
  • Chute
  • Recepção
  • Condução
  • Domínio
Alguns como antecipação, marcação, proteção de bola e posicionamento são aprendidos com mais tempo de prática do futebol de salão. Isso sem falar que existem os específicos para a posição de goleiro, como reflexo, posição de defesa com as mãos e com os pés e a forma correta de cair, etc.
Passe
Um dos mais importantes e mais executados em uma partida de futsal. Consiste basicamente em passar a bola para outro jogador. Para realizá-lo é necessário ter visão de jogo para acompanhar os companheiros e precisão para acertar na direção e na força necessária para que seu passe não seja interceptado. O passe pelo chão é o mais utilizado pela rapidez exigida: pelo chão a bola “corre” mais rápido e por isso tem menor possibilidade de ser roubada pelo adversário. Existe também o passe pelo alto que, apesar de demorar mais para alcançar seu destino, tem menos possibilidade de ser interceptado. Existem diversas variações de passe como o “passe de letra”, passe de peito, de cabeça, de calcanhar e todos que a criatividade permita inventar.
Classificações do Passe: Quanto a sua trajetória ele pode ser: rasteiro, meia altura ou parabólico. Em relação a distância: pode ser curto (de até 4 de um jogador até outro), médio (de 4 à 10 metros) ou longo (acima de 10 metros). Quanto à sua execução pode ser: interno, externo (trivela), solado (com a parte de baixo do pé), de bico e de calcanhar. Em relação ao espaço do jogo: paralelo, lateral e diagonal.
Domínio
Esse, consiste em conseguir interromper a trajetória da bola de forma que ela fique sob seu controle. É um requisito muito exigido, já que os passes são rápidos e, por isso, mais difíceis de serem dominados. A não ser o braço, todas as outras partes do corpo podem ser usadas para o domínio da bola. Como a maioria dos passes são feitos pelo chão, o domínio com os pés é bastante trabalhado. Existe o que se chama de “controle da bola”, que é a capacidade de manter a bola no ar. É uma prática interessante para melhorar o domínio, já que ela exige a noção do peso da bola e da força necessária para levantá-la, logo, uma facilidade maior de domínio de bola.
Classificações do Domínio:
Rasterira: Domínio realizado com as partes externas, internas e solado dos pés.
Meia-altura: Com a parte interna e externa dos pés e coxas.
Parabólica: Domínio realizado com o dorso dos pés, com o peito, a cabeça e a coxa.
Condução
Esse fundamento consiste em correr pela quadra tendo a bola sob domínio. Pode ser executado em linha reta (retilíneo) ou mudando de direção (zigue-zague). Com os pés, pode ser feito com a parte interna ou externa do pé, sendo que com a parte da frete (bico da chuteira) tem-se pouco controle da bola e por isso é pouco utilizado. Nesse fundamento, é importante deixar a bola o mais perto possível do condutor, para que seja mais difícil para o adversário conseguir tomar a bola. Além disso, quando a bola está perto dos pés, conforme se avança pela quadra e os marcadores chegam, a mudança de direção coma bola pode ser feita mais rapidamente para a execução do drible.
Drible e Finta
Esses dois fundamentos semelhantes que consistem em passar por um marcador tendo, no final da jogada, a bola em sua posse. A diferença entre os dois é que o drible é feito com a posse de bola no início do lance, já a finta é feita sem a posse bola e chamada também de drible de corpo. Exigem, dependo do lance, velocidade, técnica, criatividade, força e ginga. Os dribles podem receber o nome de: elástico, chapéu, caneta são alguns dos dribles executados numa partida, lembrando que a cada um pode ter nomes diferentes em cada região. A finta pode ser chamada de balanço, gato, vai e vem, pique falso e desmarcação. O drible é um dos fundamentos mais valorizados pelos jogadores da parte ofensiva para alcançar fundamento do chute.
desenho jogando bolaChute
É o ato de bater na bola com os pés com determinado objetivo. Esse destino pode ser a retirada da bola de jogo, acertar outro jogador e, claro, fazer o gol. Esse mesmo objetivo pode ser executado com a cabeça (cabeçada) ou com outras partes do corpo (o peito, por exemplo). O chute defensivo (aquele que buscar afastar o perigo do ataque adversário) é feito de forma mais instintiva, portanto não exige muita técnica. Já o ofensivo (busca fazer o gol) requer percepção do posicionamento do goleiro adversário, noção de força, precisão e habilidade.
Pode ser, assim como o passe, feito com a parte interna no pé, com a externa (trivela), com o peito do pé, calcanhar e bico. Geralmente só chute é feito próximo a trave para dificultar a defesa do goleiro, mas outras técnicas, como chutar no “contra-pé” do goleiro, por cobertura ou colocado, também são importantes para uma boa finalização.
Tipos de Chutes
Chute Simples: Esse chute é batido com a parte interna ou dorso do pé. Com ele há mais probabilidade de conseguir que esse fundamento seja bem executado.
Chute de bate-pronto: É aquele realizado imediatamente no momento em que a bola toca o chão.
Chute de voleio: Chute com a bola no ar.
Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato. Chute por Cobertura: Com o pé por baixo da bola é possível fazer com que ela ganhe altura.
Cabeceio
É um fundamento defensivo e ofensivo e pode ser realizado entre os jogadores para três finalidades: defender a equipe, passar a bola e marcar um gol. Ou seja, o treinamento deve prever essas situações. A trajetória pode ser em direção ao chão da quadra, para o alto ou em linha reta. O cabeceio é feito parado ou em movimento.
Antecipação
Fundamento que acontece quando o jogador ultrapassa o adversário de forma ofensiva e defensiva. Ele é realizado para roubar a bola, começar um ataque, um passe, desarmar o adversário, reposicionar a bola, etc.
Proteção de Bola: A proteção significa manter a bola em sua posse enquanto é marcado pelo adversário.
Habilidades do Goleiro
Para o goleiros, além do requisitos já citados, é necessário algumas habilidades especiais. Reflexo (rápida reação diante um chute), posicionamento, saída do gol, dentre outros. As defesas são executadas com qualquer parte do corpo, mas principalmente com as mãos e com os pés. As mãos são mais exigidas em chutes de meia altura e mais altos. Os pés para chutes rasteiros e fortes.
Existe também o “encaixe” em que se segura a bola com as mãos, sem largar. Já a defesa chamada “espalmada” é a intervenção a chutes mais no canto do gol e difíceis de serem seguradas, então usa-se as mãos para desviar a bola da direção do gol. A escolha de qual será feita depende da velocidade e da força do chute, porém a mais segura é o encaixe, já que não dá oportunidade do adversário recuperar a posse de bola.
Existem ainda outros fundamentos que são aprendidos com mais prática desse esporte como as técnicas de marcação, antecipação, roubadas de bola, posicionamento, proteção de bola, etc.



ATIVIDADE ENCERRADA



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TURMAS DOS 1º E 2ºANOS 

                                             TEMA: BEISEBOL

Como jogar Beisebol. Conheça as regras.

O beisebol, também escrito basebol ou baseball, é um esporte de origem inglesa do século XVIII. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres. Entretanto, na maioria dos casos, é jogado por homens em espaços abertos. É um dos esportes mais populares do Estados Unidos e é o que mais atrai espectadores aos estádios.
O jogo deve ser disputado por duas equipes de 9 jogadores cada uma. As equipes alternam entre o ataque e a defesa. O objetivo é rebater uma bola que é lançada e precorrer as quatro bases que compõem o campo de beisebol. A alternância de um time entre o ataque e a defesa é chamada entrada. Os jogos profissionais são constituídos de nove entradas.

Os objetos usados na prática desse esporte são uma bola e um taco. A instituição de autoridade na organização de eventos esportivos de grande porte e da regulação das regras do beisebol é a IBAF, Federação Internacional de Beisebol.
As posições do beisebol
  • Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
  • Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
  • Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
  • Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
  • Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
  • Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
  • Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.
  • Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.
As regras do beisebol


  1. Cada partida possui nove entradas, não havendo um tempo definido.
  2. A entrada é o tempo e que um time assume o ataque e a defesa.
  3. A equipe que entra como defesa primeiramente tem os 9 jogadores em campo, enquanto a equipe que entra como ataque conta, inicialmente, com um.
  4. Todos os jogadores do time assumem o posto de batedor, seguindo uma sequência pré-estabelecida.
  5. Quando o batedor não conseguir completar as quatro bases em uma só jogada, um outro jogador de seu time entra como batedor, para que ele retome da base onde parou.
  6. Não há empates do beisebol. Vão sendo adicionadas novas entradas até que haja uma diferença de pontuação.
  7. Quando o arremessador lança a bola, a função do batedor é rebatê-la e percorrer as quatro bases que compõem o campo até que algum jogador da defesa consiga devolver a bola para algum dos jogadores que guardam as bases.

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    ATIVIDADE ENCERRADA

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