quarta-feira, 5 de junho de 2013



O voleibol

Como tudo começou..




Posições e Rotação




O voleibol foi criado por William George Morgan, no dia 9 de fevereiro de 1895 nos Estados Unidos. Seu objetivo era inventar um esporte de equipes que não precisasse ter o contato físico com os jogadores adversários, com a idéia de diminuir os riscos de lesões.

No ano de 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e depois de dois anos foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. O evento foi estendido para o vôlei feminino no ano de 1952 e logo em 1964 o voleibol começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Regras básicas
-O jogo consiste em 12 jogadores divididos em duas equipes de 6 jogadores cada.

-Cada equipe fica de um lado da rede, que fica no meio da quadra.

-Um dos times deve sacar a bola com o objetivo de que ela passe pela a rede e entre no campo do time adversário.

-Os times devem tentar evitar que a bola entre no seu campo. O jogador pode rebater a bola para o adversário com três toques alternando com outros jogadores.

-Se a bola cair é ponto para o time adversário.

-O mesmo jogador não pode dar  dois toques diretos na bola.

-É permitido encostar na rede, desde que o jogador não interfira na passagem da bola no campo do adversário e no de sua própria equipe.
Principais Fundamentos
-Bloqueio: É uma defesa que só pode ser feita pelos jogadores de ataque em uma cortada, realizado perto da rede.

-Manchete: É feito com os antebraços juntos e com os braços estendidos, com o objetivo de que a bola não toque no chão.

-Cortada: É um salto que logo em seguida o jogador dá um golpe forte e rápido, junto à rede fazendo com que a bola vá direto para o chão do campo da outra equipe.

-Levantada: É o passe mais comum do voleibol é feito com os dedos da mão bem afastados, a bola é empurrada na direção escolhida quando fica em uma altura acima da cabeça.

-Saque: É feito no começo ou quando se reinicia o jogo a cada ponto realizado, o jogador joga bola do fundo da quadra para o campo adversário.

CAMPANHA PAZ NOS ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário